Bem-vindos!
O grupo CineArte: Cinema, análise fílmica e experiência intelectual convida pesquisadores a conhecerem melhor o trabalho realizado por nós, membros do grupo de pesquisa.
CineArte: Cinema, análise fílmica e experiência intelectual
O CineArte dedica-se às teorias e práticas de análise de filmes, aplicadas ao cinema e a outras mídias audiovisuais, tomadas em sua diversidade artística, histórica, política e arquivística.
Entre as possibilidades existentes, encontram-se a análise imanente, a inspiração em modos de abordagem historicamente consolidados, o trabalho com materiais de arquivos, a colaboração da crítica para a construção de modos de análise, ou ainda, a transposição de práticas entre diferentes artes, abrindo-se à constante criação, suscitada pelas aproximações entre objetos e teorias.
Sob o viés de pesquisas envolvendo cinematecas e intelectuais do cinema brasileiro, interessam as relações entre a crítica cinematográfica, as práticas historiográficas e as construções de diferentes tradições de pensamento em torno do cinema nacional. As pesquisas concentram-se em duas linhas particulares, que se complementam: "Práticas de análise audiovisual" e "Experiência intelectual e cinema".
Entre as principais realizações do grupo, encontram-se: a realização de dois seminários, sobre as relações entre cinema, crítica e pesquisa de arquivo – encontros estes realizados no espaço do Centro Cultural Heitor Stockler de França (SESI-PR) –, bem como o lançamento do livro Cinema, estilo e análise fílmica (Editora Appris, 2020/21).